3.08.2007



O Marquinhos odeia reuniões de familia. Desde que se conhece por gente que suporta com mérito e estóico sacrifício a participação no convívio familiar anual.
Ele é esforçado e até tenta ser prestável. Alias nem lhe dá pra fazer panelinha com os primos Filipe e Joel - inclusive até os condena secretamente, acha-os mimados, demasiado buliçosos, pouco criativos - por em todos os jantares planearem uma partida a algum familiar (barata no decote farto da tia Rafaela, mel nas maçanetas das portas, uma centopeia esborrachada entre uma base de bolo e o bolo) e registarem as reacções com detalhe requintado e maquiavélico, sempre mto discretamente, através de apontamento fotográfico e escrito, mantendo assim um álbum histórico (e histérico) das reuniões familiares dos Pereira ao longo dos tempos.. digamos que o irrita vagamente porque, regra geral, acaba por ter que ser ele próprio, ou plo enfado ou por já estar á espera, quem mais tem sangue frio pra acalmar/limpar e resolver os eventuais problemas.

Mas naquela noite ainda os primos não tinham aprontado a piadinha habitual, e já lhe parecia que a tia Esmeralda usava um vestido demasiado cor de rosa, de um flamejo que à luz fluorescente lhe fazia doer a cabeça, que o seu tio Hermínio estava + corado do que era costume e cheirava demasiado a vinhaça barata, que o seu pai parecia ter usado meia garrafa do Old Spice, e o primo Vasquinho, ainda mais ranhoso do que nos dias ventosos, não se cansava de lhe puxar pela manga da camisa - que naqueles dias lhe apertava demasiado o pescoço - insistindo 5 vezes por minuto para que brincasse com ele tentando seduzi-lo com a sofisticação do seu Kit de Cientista (- quando fazemos explodir uma lâmpada tem piada, quando começamos a queimar os dedos e a ganhar comichões esquisitas já não se acha assim tanta graçola). Parecia que o bebé Bernardo se babava/vomitava mais do que era habitual e de certeza absoluta que estaria a precisar que lhe mudassem a fralda, e pior.. a sua prima Mariazinha parecia teimar em ir lavar os 5 peluches e as 2 Barbies que trouxera com ela na única casa de banho disponível da casa nos últimos tempos (por motivos de explosão do autoclismo da outra casa de banho). E foi então, no preciso momento em q o Vasquinho lhe testou em cima do joelho, dorido e esfolado na manhã daquele dia, o martelinho das articulações do Kit de Médico, que o Marquinhos entrou em colapso nervoso.

Verdade que as borbulhas da coca cola já lhe teriam subido ao nariz e o liquido lhe contraia a bexiga. Mas o certo é que, fosse da lua cheia, desespero ou modo de protesto, o Marquinhos não se conteve e deu um grito grotesco e descomunal de paralizar o prédio inteiro e fez Um Xixi Tremendo plos calções abaixo bem no meio da sala de jantar.

Não foi castigado. O pai estava demasiado bêbado e a mãe sentia-se deveras surpreendida/
intimidada pela súbita fúria do “seu rebento”, e sobretudo comprometida por ser ele o único a saber que a carne usada na lasanha do jantar tinha mais de um ano de congelamento, descolada a custo de uma linguiça rançosa no fundo da arca frigorifica.