2.18.2007


Volta e meia a Juliana também tem sempre as suas prioridades inquestionáveis. Ontem à tarde, no fim das aulas e durante o caminho pra casa decidiu passar pla tasca do Sr. Rogério pra comprar umas gomas. Por sorte calhou ouvir o Sr. Armindo e a D. Capitulina a combinarem uma patuscada com a famelga, a propósito de um qualquer jogo de futebol. Com frango assado e canja de galinha (!!!). Acontece que a capoeira do Sr. Armindo se localiza bem perto do terraço, onde ela e o bixano vão frequentemente treinar saltos e quedas, brincar, a banhos de sol ou nada fazer (é o único Sr. com capoeiras em toda a Costa). E a modos q ela e o bixano já eram meio íntimos da Felisberta e respectiva família (os ditos galináceos).

Não lhe restava outra hipótese senão elaborar um plano de resgate. Nessa mesma noite desenhou um mapa do terraço, da capoeira e da casa do Sr. Armindo, sobre o qual até conhecia alguns hábitos. Sabia quem ele se levantava bem cedinho pra ir pra tasca do Sr. Rogério (onde trabalha) e que, como é habito, a sua esposa se levantaria da cama uns minutos depois. Tomaria banho e sairia pra ir ás compras, tal como a Juliana ouvira na tasca. Só depois disso é q muito provavelmente pensaria em matar os bixos pra os deixar mergulhados em tempero o resto do dia, e serem cozinhados no fim da tarde, antes do jogo. E portanto tinha exactamente esses minutinhos em q ela sairia pras compras e o Sr. Armindo trabalharia na sua tasca pra cortar a vedação e resgatar a Felisberta & família respectiva.

Acordou cedinho, como todos os dias, tomou banho no tanque, tomou o seu pequeno-almoço de torradas com mel e serviu biscoitos de gato ao bixano. Minutos depois pegou-lhe no colo e despediu-se da avó, tal como costuma fazer nos dias de escola. Correram os 2 pro terraço e esperaram ouvir o Sr. Armindo sair pela porta da frente.. depois a D. Capitulina.. e cortaram a vedação com o alicate que tinha sido do pai dela. Já tava uma beca ferrugento, o que demorou um bocado a coisa, mas ainda cortava.




Deixou dentro da capoeira 5 pacotes de batata frita em azeite, 3 taparuweres cheios de bifes de tofu em molho de cebola e cogumelos e um grande termo com sopa de alho frances e coentros, que ela mesma preparou na noite anterior. Pegou na Felisberta e vieram todos brincar o resto do dia na floresta, até que fossem horas de regressar a casa. Largou a Felisberta e a sua família no quintal da casa da avó. Um espaço enorme com uma cancela aberta la no fundo, junto á floresta. A avó da Juliana, a D. Genoveva, é uma Sra 5 estrelas que tem 3 ovelhas como animais de estimação. Gostaram todos da Felisberta e dos seus filhotes..